
Participamos pelo 4° ano consecutivo e, neste ano, com a colaboração de 52 voluntarios, inclusive alunos do Laboratorio Digital de Paraty Mirim e com o apoio da Secretaria Municipal de Ambiente (SEMAM) e do INEA (Instituto Estadual de Ambiente), retiramos cerca de 4.000 litros de lixo, entre os quais garrafas pet, latas, garrafas de vidro, vários objetos como cadeiras, porta de freezer, vasos sanitários, conchas de orelhão (isto mesmo: antigos orelhões) e até fraldas sujas, e 2.000 litros de resíduos orgânicos (folhas de palmeiras e restos de côco consumidos na praia), que foram destinados ao local de reciclagem existente na comunidade.
O mutirão fez parte do World Cleanup Day, cuja a sede fica na Estonia: É um movimento cívico que une 211 países e 91 milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta, sempre no dia 20 de setembro. Nossa comunidade, Paraty Mirim Lixo Zero, é reconhecida pela entidade.
Pretendemos implantar culturalmente no homem a consciência dos benefícios que a natureza nos devolve se a mantivermos protegida, o que é muito fácil, se aprendermos a descartar corretamente o que é lixo, reciclando os resíduos aproveitáveis.
O lixo definitivamente não combina com a saúde, com turismo e com o meio ambiente. Aliás, o lixo não combina com nada.
Este evento faz parte do calendário da ONU.
Deixe um comentário